**Desmistificando o Puerpério: Um Convite à Compreensão e Apoio Psicológico 🌱**
O puerpério, esse período de 45 a 60 dias após o parto, é mais do que uma transição física. É uma jornada de reorganização psicoemocional, onde a nova mãe tenta se ajustar às novas demandas.
Contrariando o mito da maternidade como um “mar de rosas”, muitas mulheres enfrentam o Baby Blues, um estado de tristeza e irritabilidade que afeta cerca de 80% das mães nas primeiras semanas pós-parto. E quando esses sentimentos se apresentam com maior intensidade e durabilidade é essencial buscar apoio psicológico e, às vezes, psiquiátrico, por poder se tratar de uma Depressão Pós Parto. Nesses casos há que se considerar o uso de medicação.
É hora de quebrar o ideal inatingível da maternidade ideal! A recém-mãe, imersa em mudanças e experiências intensas, não deve se sentir culpada por não estar radiante com a chegada do bebê tão esperado!
Se você está vivenciando essa fase, saiba que não há nada de errado com você. Permita-se falar, ser ouvida e, quando necessário, não existe em buscar ajuda profissional.