MATERNIDADE E CARREIRA

MATERNIDADE E CARREIRA

O que antes era inquestionável, já que ter filhos era um desdobramento natural e esperado após o casamento, hoje vem com uma série de dúvidas, entre elas: – Qual o momento ideal para se tornar mãe?

▫️Atualmente, é muito comum que uma mulher de 30 anos ainda não tenha tomado essa decisão. No entanto, o “relógio biológico”, muito mais cruel com as mulheres, bate à porta, nos fazendo assistir hoje a um boom de congelamentos de óvulos e fertilizações, como saída para aquelas que querem postergar a gravidez e que podem bancar os altos custos financeiros desses procedimentos, ainda que sem garantias. Tudo isso pode gerar muita ansiedade!

▫️Para que uma mulher seja mãe e tenha uma carreira terá que lidar com perdas, pois cada atividade terá que perder um tanto de investimento! Em algum momento se sentirão em falta com o trabalho, em outros, com os filhos e a família!

▫️Mas, o que deseja uma mulher? Bastaria ser mãe? Certamente que não! Muitas nem querem! E não tem nada de errado nisso! Uma mulher pode desejar muitas coisas! Ser mãe seria um desses desejos ou não!

▫️Assim como um dia não fomos tudo para os nossos pais, é da ordem do impossível que um bebê chegue hoje para completar os seus. Sempre haverá outros desejos em jogo! E é muito saudável que assim seja pois, caso contrário, o que veremos será um grande número de mães tão identificadas com seus filhos e com uma grande dificuldade de separação dos mesmos. E o quão libertador é para um filho saber que não é tudo para seus pais, já que os mesmos têm outros interesses. Assim, a criança também poderá um dia se jogar na vida e desejar, aprendendo que terá que se responsabilizar por suas escolhas.

▫️Para bancar o desejo de ter filhos e tantos outros precisaremos ao mesmo tempo lidar com as nossas faltas, com as nossas culpas. Ao bancarmos nosso desejo sempre estaremos fazendo escolhas. Escolhemos o que ganhamos e o que perdemos.

Simples?
Nem um pouco!

Esta gostando o conteúdo? Compartilhe:

Olá, posso te ajudar?